quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Cartografia Geológica



   Uma carta geológica é um documento cientifico e técnico onde se encontram sintetizadas, sobre um fundo topográfico, informações relativas aos materiais rochosos e aos fenómenos geológicos que ocorrem na região que se encontra abrangida pela respectiva carta.
   Em determinadas situações, é necessário recorrer às cartas geológicas, tais como:
- a prospecção e exploração de recursos energéticos, minerais;
- a selecção e caracterização de locais para a implantação de grandes obras de engenharia;
- estudos de caracterização e preservação do ambiente;
- estudos de previsão e de prevenção de fenómenos naturais, como, por exemplo, dinâmica de vertentes, actividade sísmica e vulcânica;
- a compreensão dos padrões de ocupação histórica do território;
- estudos científicos diversos.
A produção em Portugal de mapas com esta informação é abundante (Cartas Geológicas de Portugal, as Cartas Gerais do Continente, as Cartas Hidrogeológicas ou as Cartas Regionais do Continente),e quer os temas quer as escalas a que a diferente cartografia é publicada é reveladora da importância destas matérias no quadro da produção geral de cartografia em Portugal.

Exemplo de uma Carta Geológica

  • Como é possivel verificar através destas cartas geológicas, o nosso país é riquissimo em matérias geológicas. Temos uma das cartas mais interessantes, a nível mundial, no que diz respeito a recursos minerais. É uma pena não aproveitarmos aquilo que a natureza nos oferece.

Sem comentários:

Enviar um comentário