
A história do Museu Geológico está intimamente ligada à da Comissão Geológica, criada em 1857, e dos vários organismos oficiais que lhe sucederam.
Na altura iniciou-se um período de intensa atividade que conduziu, em 1876 à publicação da primeira Carta Geológica de Portugal na escala 1:500.000, uma das primeiras a nível mundial, reeditada em 1899.
Esta atividade teve como consequência a colheita de milhares de amostras, que à medida que iam sendo estudadas, classificadas e publicadas, iam sendo incorporadas no maior arquivo estratigráfico e paleontológico até hoje constituído em Portugal. Em 1918 deu-se a reestruturação que deu origem aos "Serviços Geológicos de Portugal", prestigiado organismo que, juntamente com o Serviço de Fomento Mineiro e a Direcção Geral de Geologia e Minas passaram a constituir, nos anos noventa, o Instituto Geológico e Mineiro.
Em 2003, dá-se nova reestruturação e este Instituto é extinto e passa a fazer parte do INETInovação.
- Achamos apropriado publicar as origens da primeira carta geológica portuguesa, visto que o nosso último post era sobre cartas geológicas.
- Achamos também interessante partilhar que Portugal tenha sido dos primeiros paises em todo o mundo a ter um "Serviço Geológico" e atualmente ser o único país na Europa a não possuir um organismo autónomo na área das Geociências. Na nossa opinião é um bocadinho insólito, não é verdade ? :(
Sem comentários:
Enviar um comentário