Capa do "Dicionário de Geologia" |
Trata-se de “uma contribuição para vulgarizar e incrementar a divulgação da Geologia em Portugal, que continua muito maltratada”, afirmou o autor.
O «Dicionário de Geologia» “é uma obra antiga, que demorou muitos anos a fazer”, referiu o autor. O resultado pode ser lido pelo público em geral pois “a escrita é feita de maneira acessível a qualquer não geólogo”, sublinha.
Actualmente, a produção de terminologias é, segundo o ex-ministro da ciência, o elemento mais forte porque é nela que se condensa a capacidade de uma comunidade científica de comunicar organizadamente com as outras profissões e com os profissionais da comunicação.
“Sem dicionários e sem terminologias científicas não há comunicação rigorosa, não há ensino das ciências, não há sequer pensamento científico organizado”, concluiu.
- Realmente, a Geologia não é uma ciência muito divulgada em Portugal, apesar das suas riquezas e das contribuições que esta ciência poderia trazer para o país. É importante que alguém se dedique a divulgar esta ciência e que contribua para o desenvolvimento da mesma.
Sem comentários:
Enviar um comentário