Fósseis vivos é uma designação informal para espécies de seres vivos que existem na atualidade, mas que são muitíssimo semelhantes a outras de registo fóssil.
Um excelente exemplo de um fóssil vivo é a Ginkgo Biloba: uma planta muito especial cuja presença na Terra é de cerca de 200 milhões de anos. Podemos afirmar que viveu de perto com os dinossauros pré-históricos. È uma espécie primitiva que apesar de não ter evoluído, conseguiu resistir incrivelmente a inúmeras mudanças e extinções. Foi descrita pela primeira vez pelo médico alemão, Engelbert Kaelmpter, por volta de 1690, mas apenas despertou interesse por parte dos pesquisadores após a Segunda Guerra Mundial, quando perceberam que a planta tinha sobrevivido à radiação em Hiroshima, nascendo e crescendo novamente no solo da cidade devastada.No Oriente é símbolo de paz e de longevidade, tendo sido a primeira árvore a germinar após as explosões atómicas no Japão.
A palavra ginkgo, de origem chinesa alude a um fruto semelhante a uma ameixa e o termo biloba refere-se ao formato das folhas em forma de leque bipartido.
Atualmente é utilizada de forma abundante para a decoração das cidades devido á sua beleza e resistência bem como na farmacologia, pois tem imensas aplicações medicinais alternativas.
Ginko Biloba - folha em forma de leque |
Sem comentários:
Enviar um comentário