As minas de Torre de Moncorvo são um dos maiores depósitos de ferro da Europa e situam-se em Trás-os-Montes. Têm recursos medidos e indicados de 552 milhões de toneladas de minério, tendo, actualmente, um valor de 58,2 mil milhões de euros, ou seja, um terço da riqueza em Portugal.
A Rio Tinto, uma das maiores empresas do mundo, pretende investir mil milhões de euros nas nossas minas transmontanas. O investimento está neste momento a ser negociado entre o Governo, A MTI – Minning Technology Investments, que detém a concessão da mina até 2070, e a Rio Tinto, segundo fonte próxima das negociações.
Esta notícia já se tinha tornado pública a 27 de Setembro na RTP, através de Álvaro Santos Pereira, mas escusando-se a avançar com detalhes.
Se estas negociações com a Rio Tinto, correrem bem, o investimento vai permitir que a vila transmontana receba uma verdadeira cidade, criando 1220 novos postos de trabalho, directos e indirectos, vai permitir também a criação de um pólo de investigação e desenvolvimento.
Contudo, será provável que o investimento demore 10 anos a concretizar até começar a laborar.
Fontes de informação e da 1ª imagem:http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Bragan%E7a&Concelho=Torre%20de%20Moncorvo&Option=Interior&content_id=2071022
Fonte da segunda imagem:http://www.ttrecord.com/pt/noticias/info-ttr/Minas-de-Moncorvo-na-mira-da-australiana-Rio-Tinto/496/
Sem comentários:
Enviar um comentário