Comparação de dimensões entre a Tinoboa , o ser humano, a pitão e a anaconda. |
Na revista Nature, vem relatada a descoberta, feita por uma equipa de paleontólogos, de fosseis de serpentes de dimensões gigantescas que viveram na floresta tropical columbiana.
A Titanoboa cerrejonensis, como foi classificada entretanto, pesava uns impressionantes 1135 quilogramas e media aproximadamente 13 metros columbiana e é a maior serpente alguma vez identificada.
As serpentes que conhecemos hoje em dia, nada têm a ver com esta nova descoberta. As dimensões da Titanoboa ultrapassam as da cobra pitão ou da anaconda, que são as maiores espécies vivas.
As características biológicas destas serpentes, como o metabolismo que depende da temperatura do meio onde viviam, sugerem que há 58 milhões de anos, a temperatura da floresta tropical estaria entre os 30ºC e os 34ºC. Com estes dados chegou-se à conclusão que a serpente recentemente descoberta viveu no Paleocénico.
· Cada vez mais são feitas descobertas importantes que nos permitem conhecer mais um pouco o nosso planeta e o passado dele. Com estas descobertas e o avanço da tecnologia, os cientistas vão poder descobrir pormenores que nos ajudarão no futuro e poderemos escrever mais bocadinhos da história da Terra.
Fontes de informação: http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=1149286
Fonte de imagem: http://ancestorsrelic.deviantart.com/art/Titanoboa-and-Sucuriju-186137389
Sem comentários:
Enviar um comentário