terça-feira, 29 de novembro de 2011

Falha de Santo André

   A Falha de Santo André, também é uma falha geológica de tipo transformante de quase 1300 km situada na Califórnia. Esta falha é uma marca natural de um limite transformante que existe entre a Placa do Pacífico e a Placa norte-americana.
   Esta falha transformante é conhecida por gerar terremotos de grande intensidade, como o que foi registado em 1906, o histórico Terremoto de São Francisco que, na época, abalou a cidade de São Francisco.
   Apesar de não existiram provas cientificas concretas, existem especialistas que acreditam que futuros terramotos na área poderão separar o estado da Califórnia.
   O abalo ocorrido em 1857, cujo epicentro ocorreu ao sul de Parkfield com uma magnitude de 8,0 da Escala Richter é um dos terramotes mais conhecidos ocorridos na região, matando apenas 2 pessoas. Em 1906, como citado anteriormente, ocorreu o Terremoto de San Francisco que matou mais de três mil pessoas. Em 1989, um tremor ocorrido com magnitude 7,1 na escala Richter, causou 63 mortes e danos em alguns pontos na Baía de São Francisco.
   No litoral ocidental dos EUA, a Falha de San Andreas é caracterizada por um deslizamento da placa norte-americana de 14 milímetros ao ano no sentido sudeste, e da placa do Pacífico de 5 milímetros no sentido oposto da placa norte-americana.
   A região da Costa Oeste dos Estados Unidos é uma das regiões que mais apresenta atividade sísmica no planeta. A Falha trata-se de uma grande racha visível. Os deslizamentos descritos no parágrafo anterior geram instabilidades em todo o estado da Califórnia o que faz com que o estado possua 99 % de probabilidade de sofrer um novo terremoto acima de 6,7 na escala de Richter nos próximos trinta anos.


  • O facto de a Califórnia ser uma zona conhecida pelos terramotos provocados pela Falha de Santo André, não impede os americamos de serem seus vizinhos. A verdade é que esta falha é sinónimo de dinheiro, muito dinheiro e que se um abalo atingir as cidades mais próximas e destruir grande parte delas, a sua reconstituição não será mais cara que o lucro que se está a obter actualmente. Mas esta situação não é um caso único, um pouco por todo o mundo os humanos aproveitam tudo o que puderem em troca de aproveitamento económico. 


Fonte de informação e 1ª imagem:  http://www.infoescola.com/geologia/falha-de-san-andreas/


Sem comentários:

Enviar um comentário